23 de junho de 2013

GORDO NÃO ENTRA

Já observou a dificuldade do obeso em atravessar uma catraca? E o desconforto vivido ao dividir a poltrona do avião, banco de trem ou de ônibus? A situação é incômoda para ambos, naturalmente. O obeso se espreme ao máximo para não incomodar o vizinho. Este, por sua vez, nada pode fazer senão suportar até o fim da viagem. De qualquer forma, é triste ver o sufoco dos outros. O sentimento de pesar toca todos os que assistem.

Imagino a entrada pela estreita porta do céu. Sua medida exata não permite a passagem de mais de uma pessoa. Nem com filho nos braços dá. A porta é muito apertada mesmo. Isso impede obesos espirituais de entrar. Apesar de não haver catracas, gordos de orgulho ficarão de fora. Não poderão reclamar, nem lamentar por ficarem de fora. Afinal de contas, tiveram tempo para exercitar a fé e se despojar do peso do orgulho e da hipocrisia. Não quiseram. Preferiram manter a pose exterior. No fundo, sabiam dos riscos de morte eterna se não fossem humildes como crianças.
Dos males à saúde espiritual o orgulho é o mais letal. Acreditar ser superior ou mais espiritual que os demais é demonstração clara da falência da fé.
E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.  Mateus 18.2-3

3 comentários:

  1. Cuando buscamos la palabra orgullo en el diccionario podemos encontrar este significado "Exceso de estimación propia y de los propios méritos, por el cual se cree uno superior a los demás", el orgullo puede venir por varios factores en la vida de un cristiano puede ser por la posición que le otorgado o la condición económica que posee, pero la palabra de Dios dice "Entrad por la puerta estrecha: porque ancha es la puerta, y espacioso el camino que lleva a la perdición, y muchos son los que entran por ella" (Mateo 7:13-23) para reconocer las fallas que uno tiene es tan solamente sacrificar y ser humilde dejando las cosas que no ayudan para mantener la salvacion que es nuestro tesoro mas precioso el cual debemos cuidar con todas las fuerzas.

    LUCIANA AMODEY - BS AS - ARGENTINA

    ResponderExcluir
  2. Não basta apenas ter fé, mas o exercício da fé é que nos faz ficar "em forma" espiritualmente falando, mas o peso das demais coisas nos faz ficar cansados pesados e impede a pessoa de exercitar por isso o exericio da fé deve ser feito sempre diariamente enquanto estivermos vivos neste mundo.

    ResponderExcluir
  3. Pollyanne recife-pe24 de junho de 2013 11:17

    Devemos vigiar, pois o tempo é aliado do diabo para fazer com que nós fiquemos gordos espiritualmente. Acomodados na fé.
    O espirito santo mostra de várias formas como podemos exercitar a nossa fé, é só seguir a direção.

    ResponderExcluir

ShareThis