7 de agosto de 2013

FÉ E EQUILÍBRIO

Reunião realizada com obreiras de todo País alerta quanto a importância de ter a medicina como uma aliada da fé


Por Jeane Vidal / Fotos: Renato Lelles
clea.vidal@arcauniversal.com

Dor de cabeça constante, tristeza, angústia, calafrios, arrepios, depressão, insônia, nervosismo.

Sintomas de possessão? Não necessariamente.
É fato que todas as pessoas com problemas espirituais apresentam alguma enfermidade. Mas é importante frisar que nem todas as pessoas enfermas têm problemas espirituais.

Para esclarecer dúvidas como essa, é que, neste domingo (4), foi realizada na Universal da Avenida João Dias (zona sul da capital paulista), com videoconferência para todo o País, uma reunião com todas as obreiras, a fim de conscientizá-las da importância de ter a medicina como aliada da fé.
É comum muitas mulheres apresentarem um ou mais desses sintomas e, por conta disso, pensarem que não estão bem espiritualmente, quando, na verdade, estão apenas passando por uma fase de transformação do corpo. Os sintomas descritos acima são comuns em mulheres que sofrem com as alterações hormonais, que acontecem principalmente nos períodos que antecedem o ciclo menstrual - a famosa tensão pré-menstrual (TPM) - ou na menopausa.

Entretanto, todos esses sintomas podem ser amenizados e tratados de forma adequada, por isso é extremamente importante que a pessoa procure ajuda especializada.
Procure um médico
A pastora Marilene da Silva (Foto acima), esposa do bispo João Batista, sabe bem o que é isso. Ela teve que lidar com todos esses sintomas, e se não fosse a ajuda da medicina, teria sido muito pior.

Marilene conta que quando todos estavam com frio, por exemplo, ela estava suando, tamanho era o calor que sentia. Isso sem contar uma tristeza profunda que surgia do nada. Uma angústia enorme se apoderava dela, a ponto de pensar que estava fraca espiritualmente.
Ela não é a primeira e nem será a última a passar por isso. Assim como ela, muitas mulheres têm procurado ajuda espiritual para um problema que na verdade é físico e, portanto, precisa de acompanhamento médico, e não espiritual.

"Os sintomas são muito parecidos, a gente tem esses momentos de tristeza, aquele aperto no peito, vontade de chorar e não sabe por que", ressalta a pastora.  "É importante que vocês saibam disso porque muitas mulheres têm vergonha de dizer essas coisas, pois têm certeza que é um mal espiritual, então, ficam quietas. E quando nós orientamos e dizemos que na verdade elas estão passando por uma fase de transformação no corpo, elas se sentem aliviadas", explicou.
A pediatra Eunice Harue Higuchi (Foto acima),  que também estava presente na palestra, esclareceu que são vários os fatores que favorecem essas alterações. "Existe a parte genética. É muito importante levar em conta o histórico familiar. Não é só depois dos 40, 45 anos que há alterações hormonais, uma jovem de 25 anos também pode sofrer com as alterações neuro-bioquímicas, que ocorrem durante o mês, devido ao ciclo menstrual, e que afetam o psicológico", explicou a médica.

Além da questão psicológica, todas essas alterações hormonais também provocam ressecamento da pele, do cabelo, acumulação de gordura e inchaço. Por isso a importância de cuidar da saúde, fazer atividade física e ter uma alimentação saudável desde a juventude.

Eunice destaca que é preciso fazer os exames preventivos anualmente, a fim de descobrir previamente qualquer tipo de doença. Quando a doença é diagnosticada logo no início, ela tem cura.
"É lógico que nós não estamos aqui dizendo que você tem que desprezar sua fé", enfatizou a palestrante Fátima Bassinin (Foto acima).  "Você tem que usar a sua fé sim, diante de qualquer situação. Mas qual o problema de você procurar a ajuda de um especialista?"

O segredo está no equilíbrio. "Nós temos corpo, alma e espírito, e todas essas partes precisam de cuidados. O senhor Jesus era equilibrado, não era fanático, Ele descansava, caminhava na areia, tinha uma alimentação saudável. Podemos comprovar isso em diversas passagens bíblicas", lembrou Fátima.

"Quanto mais você se cuida, mais você terá uma velhice plena, com saúde. A medicina também foi dada aos homens por Deus", ressalta a médica.
Fátima chama atenção de todas para a recomendação do apóstolo Paulo aos Coríntios:

"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." 1 Coríntios 6:20

"Todo desequilíbrio é ruim. O mesmo Deus que fala para a gente cuidar do corpo não aprova a vaidade; o mesmo Deus que fala para a gente comer de tudo que está na mesa condena a glutonaria. Não é contraditório, é uma questão de equilíbrio. Deus é extremamente equilibrado. Então, tudo o que você faz que não é movido por um equilíbrio não tem Deus. Não adianta você querer ser demasiadamente espiritual e esquecer do seu corpo, assim como não adianta você cuidar do seu corpo e esquecer o seu espiritual. Os dois têm que andar juntos", finalizou a palestrante Fátima.

3 comentários:

  1. Achei muito interessante e ja tenho visto muitos sintomas em meu dia-a-dia e realmente é algo que nos confunde as vezes!!!Fiquei mais aliviada .

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA!!! ROSEMERI ZANONATO- POA/ RS. Muito forte! Está reunião foi muito esclarecedor e sábia. O próprio DEUS é equilíbrio. Que benção já estou aguardando para outra reunião e que o ESPÍRITO SANTO DIRIJA EM OUTRA ÁREA.DEUS ABENÇOE A TODOS PODEROSAMENTE.

    ResponderExcluir
  3. Muito importante esse esclarecimento. Há pouco tempo tivemos na igreja uma obreira que já estava há muito tempo com dor de cabeça e não procurava o médico, dizia que iria ser curada. Amem! Mas deveria ter procurado o médico também, conclusão tempo depois ela teve um AVC.
    Vamos nos cuidar.

    ResponderExcluir

ShareThis