19 de fevereiro de 2013

A BOTIJA E A ALMA

Cuide bem do seu ouro

(*) Marcelo Crivella 



Era uma vez um rei que enviou seu servo numa jornada:  - Vês esta longa estrada, meu servo? Seguirás por ela sem te desviares.

O reino para onde vais está no final dela. Por todo o caminho levarás esta botija, a qual entregarás ao rei daquele lugar e receberás tua recompensa. Assim, conforme lhe foi ordenado, partiu o servo, levando a preciosa botija, obra-prima do oleiro.

A estrada se perdia de vista. Atravessava planícies e rios. Algumas vezes se estendia pelo alto dos montes, outras vezes pelo fundo dos vales. Havia trechos ladeados de árvores que proporcionavam sombra, mas havia outros áridos, fustigados pelo sol.

Passados muitos dias, o servo encontrou uma caravana de ciganos. Estes insistiram e acabaram por convencê-lo a seguir com eles. Logo ele aprendeu a arte de trapacear e mentir, fingindo ver na palma da mão o destino de crédulos incautos. Entre os vadios, o servo adquiriu o hábito do desleixo e da indolência.

Enganado e enganando, não viu o tempo passar. Um dia, como se acordasse de um pesadelo, lembrou da ordem do rei e foi procurar a botija. Achou-a jogada, empoeirada e com muitas trincas. Tomou-a e voltou para a estrada. Mas não por muito tempo! Bastou encontrar a primeira subida para abandonar outra vez o caminho, procurando desbordar a montanha por um atalho.

Assim fazendo, acabou por se deparar com uma cidade onde um templo idólatra estava sendo construído. O servo, que ficara ganancioso, achou que poderia ganhar ali muito dinheiro. O templo demorou anos para ser terminado. Durante este tempo, ele adotou os costumes locais e se entregou ao pernicioso culto aos ídolos e às práticas pagãs. Adquiriu novos vícios e se prostituiu como era a tradição daquele povo.

Com o tempo, tornou-se fraco e doente. Perdeu tudo o que tinha, foi desprezado e expulso da cidade. Na sua miséria, lembrou-se mais uma vez da botija e da ordem do rei. Sentiu que a última chance de sua vida era terminar a jornada e receber a recompensa.

A botija, cujas trincas tinham se tornado rachaduras, estava jogada em um canto. Havia perdido todo brilho e beleza.

Trôpego e cansado, o servo retomou a estrada. Agora, já não havia ciganos que se interessassem por ele, ou quem lhe desse trabalho. O servo estava feio, envelhecido, doente e fraco.

Com sacrifício, chegou finalmente ao seu destino. Vendo os majestosos portões, o primeiro sentimento que teve foi de remorso. Desperdiçara tanto tempo por nada.
Imediatamente procurou o rei e lhe contou sua história. Entregando-lhe a botija, disse:

- Majestade, eis a botija! Estou velho, cansado e nada tenho na vida. Rogo-vos que me concedas a recompensa, para que descanse em paz.

 O rei abriu a velha botija e verificou que estava completamente vazia.

- Pobre homem! Não cuidastes desta botija, pensando que estava vazia. Na verdade, ela trazia tua recompensa: o fino e valioso ouro em pó que nela foi colocado e tu deixaste cair pelas trincas e rachaduras. Se tivesses ouvido a voz daquele que te enviou, terias guardado este tesouro.

Assim também foi tua vida. O teu corpo era a botija e a tua alma o ouro que ela continha. Deixando o caminho no qual devias andar, adquiristes males e vícios, trincando teu corpo com o pecado e a doença, tal qual esta botija envelhecida.

As sublimes virtudes, o amor, a bondade, a fidelidade e a obediência, foram levadas da tua alma, assim como o ouro foi derramado da botija, sem que tu percebesses. Hoje não tens recompensa. Está vazia a tua botija como vazia está a tua alma.

Sábio é o homem que guarda a sua botija, preservando a sua alma. Terá sempre um precioso tesouro do qual virá paz, alegria e a recompensa final: nossa salvação em Jesus!

(*) Texto retirado do livro "Histórias de sabedoria e humildade", do bispo Marcelo Crivella.



8 comentários:

  1. De fato, somos todos vazos de barros, que se quebra com facilidade. A nossa alma é muito preciosa, para DEUS, nós e tambem para o diabo.

    ResponderExcluir
  2. Forte essa mensagem! Temos que guardar nossa botija com muito cuidado, protegendo-a sempre!

    ResponderExcluir
  3. é verdade bispo isso tem acontecido muito,pessoas que tem se deixado levar pelos prazeres do mundo e largado de qualquer jeito a sua salvação e assim perdendo o direito de receber a sua reconpensa que é a salvação eterna

    ResponderExcluir
  4. Rosana! fez lembrar pra eu nao dar ouvido as palavras que meu esposo me fala que sao espada de dois gumes,eu tenho que cuidar muita de minha alma e meu corpo, pra nao ficar uma botija com rachaduras pois tudo que ele quer é que eu me sepere dele e sai da igreja mais falei que de Jesus eu nao largo pois foi na igreja universal que conheci com posso ser feliz eternamemte que o Senhor Deus me de força cada dia pra eu manter minha salvação.arrebentou essa postagem por eu avia lido a biblia orado e nada de ver Deus falar comigo foi esse texto que vi a resposta do Senhor JESUS ...

    ResponderExcluir
  5. Boa noite bispo so por aqui que espero conseguir entrar em contato com o senhor preciso da sua ajuda para resolver um pequeno problema sobre alguns obreiro preciso entrar em contato com o senhor meu email e sonia-12@bol.com.br ou me responda por favor obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Iasmin Rocha - Boa Vista -RR3 de março de 2013 às 15:24

    e verdade bp...muitos tem deixado de ouvir a voz de Deus ...seguindo a voz do coração e conseguentemente acabam perdendo a salvação...sabemnos que temos que cuidar da nossa botija, ou seja da nossa alma....para que sejamos salvos e salvar os que estão perdidos... na fé

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o valor que tem o nosso corpo e alma,se prejudica um automaticamente irá prejudicar o outro.Por isso Jesus diz:vigiai e orai.

    ResponderExcluir

ShareThis