26 de dezembro de 2012

HUMILDADE: A BASE DO CARÁTER DE DEUS


                                   
Cada um de nós precisa, diariamente, fazer uma reflexão sobre as nossas atitudes – no que diz respeito ao nosso relacionamento com as pessoas que nos cercam, em casa, no trabalho, na escola, na igreja, enfim, nos lugares que frequentamos.

Independentemente de nossa posição social ou nossa posição dentro da igreja – para vermos se estamos exercendo o verdadeiro cristianismo, pois é muito comum observarmos isso no início da conversão, mas a prática do cristianismo jamais se afasta daqueles que nasceram de Deus.
A humildade, por exemplo, é a base do caráter de Deus e daqueles que nasceram dEle. Já o orgulho é a base do caráter do diabo e daqueles que nasceram da carne. Observe que o orgulho nasceu antes que houvesse mundo, pois ele nasceu no céu e conseguiu destruir Lúcifer e a terça parte dos anjos do céu, transformando-os em demônios. Já a humildade foi o primeiro ensinamento que o Senhor Jesus se preocupou em dar a Seus discípulos e ao povo, quando iniciou Seu ministério terreno:
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." Mateus 5.3
Se fosse o diabo ensinando esse versículo, ele diria: "Desventurados os orgulhosos de espírito, porque deles é o reino das trevas."
O Senhor Jesus não só ensinou, mas deu exemplo: “... a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. Filipenses 2.7-8
Conhecemos muitos homens e mulheres que um dia foram um expoente nas mãos de Deus; líderes que faziam a diferença e que ganharam muitas almas nesse mundo, e caíram, porque não vigiaram e deixaram o orgulho entrar no coração, ou nunca haviam nascido de Deus, e, por isso, o orgulho estava escondido e se manifestou no momento de maior ascensão de seus ministérios – e na maioria deles, isso era evidente na maneira arrogante, prepotente e pedante de tratar os seus pequeninos comandados.
Atenção! Não importa se está se tratando de membro, obreiro, pastor, esposa de pastor, bispo ou esposa de bispo, se você não tem em seu espírito a humildade, muito especialmente no tratamento com pessoas que lhe cercam; isto é, se você é uma pessoa que trata mal as outras se fazendo superior a elas, esse espírito não provém de Deus. Cuidado! Veja o que dizem as Escrituras:
"Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade".Provérbios 18.12
E nós, obreiros, membros, pastores, esposas de pastor, bispos e esposas de bispo? Será que estamos tratando os que nos cercam com humildade ou com orgulho no coração, nos fazendo superiores a eles?
Pensemos.
Deus os abençoe.

Bispo Sergio Correa


5 comentários:

  1. Isso é verdade Bispo Paulo.
    Agradeço a Deus Por ter relevado isso ao senhor e ter passado esse ensinamento para todos nós.
    Deus Abençoe e que o Espírito Santo Continue usando o senhor para levar o Senhor Jesus e o Evangelho até aquelas pessoas que estão como espíritual.

    Ass: Candidato a Obr: Ericks

    ResponderExcluir
  2. Obreira Paula Francinete ( IURD - Flamengo - RJ )27 de dezembro de 2012 às 01:38

    MUITO FORTE !! E É A PURA VERDADE, POIS DA HUMILDADE PROCEDE A HONRA, E TEMOS SEMPRE QUE NOS HUMILHARMOS AOS PÉS DE CRISTO PEDINDO MISERICÓRDIA, POIS AI DAQUELE QUE ACHA QUE É ALGUMA COISA. SEMPRE ME LEMBRO DAQUELE LOUVOR: " EU NÃO SOU NADA, SOU SERVA A NADA MAIS SOU COMO A ERVA DO CAMPO, QUE LOGO MURCHA E CAI, SOU FEITA DE BARRO..." . NA FÉ !!!

    ResponderExcluir
  3. Muito forte isso e creio que tmbm assim como a SALVAÇÃO é um estado.. a humildade também.. ela é conquistada tds os dias. ainda mais por aqueles que são grandiosamente usados por DEUS.. gosto muito da passagem de Paulo que diz em 2 coríntios 12 que pelas grandes revelações que ele recebia de DEUS tinha um espinho na carne.. isso o fazia manter-se humilde diante da presença de DEUS. As lutas nos fazem nos mantermos humildes pois não somos nada e dependemos da direção e força que vem de DEUS.. assim o poder do nosso DEUS se aperfeiçoa em nós a cada dia.. abraços de Porto Alegre-RS..
    Http://cristianesilvacompartilhandoexp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito forte essa mensagem Bispo,porque na realidade é muito fácil sermos humilde e até mesmo obedientes aqueles que estão abaixo de nós,ou no mesmo nível Espiritual,mas a verdadeira humildade eu creio que seja com aqueles que estão abaixo de nós.....

    ResponderExcluir

ShareThis