20 de agosto de 2012

Tribulação: Provação da fé


Ela é uma arma que o diabo usa para tentar derrubar o cristão


(*) Da redação
redacao@arcauniversal.com


O apóstolo João, tanto no seu evangelho quanto nas suas três epístolas, fala na defesa da fé. Ele menciona ainda uma perseguição que era movida contra a Igreja por intermédio dos gnósticos, sectários do gnosticismo, que diziam saber explicar todas as coisas por meio da gnose (conhecimento perfeito da divindade).


Muitos deles eram judeus e perseguiam a Igreja, principalmente no campo doutrinário e político. O apóstolo Paulo, por exemplo, fazia parte do grupo dos fariseus, partido judaico de rígidos costumes, que sempre perseguiu a Igreja de Cristo. Ele, no entanto, acabou se convertendo, graças a Deus.

Todos os discípulos, com exceção de João, morreram assassinados, porque estavam fazendo a Obra de Deus. E quais eram os seus grandes inimigos? Em princípio, os próprios judeus, que viam a sua hegemonia religiosa ameaçada; depois, os romanos, que eram os dominantes políticos e temiam pelo fim do seu poder.

A perseguição traz tribulação, que é uma espécie de agitação, de nervosismo, de mal-estar, de guerra que a pessoa enfrenta exterior e interiormente, por estar sofrendo algum assédio, alguma forma de pressão.
Do ponto de vista cristão, a tribulação está intimamente ligada à perseguição. As pessoas são atribuladas no sentido de serem perseguidas. Não vamos confundir tribulação com as aflições, as dificuldades que temos com os filhos, parentes ou amigos, no ramo do comportamento natural. Isto não é uma tribulação: é um sofrimento.
A tribulação é algo que nos pressiona, que tenta forçar uma situação sobre nós, deixando-nos numa situação que popularmente costumamos dizer: “Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”. É algo que aparentemente não tem saída, não tem solução. 

Normalmente nós nos sentimos atribulados quando somos perseguidos, porque a nossa alma não pode estar em paz, pois precisamos estar atentos, tramando situações para fugirmos, escaparmos, não sermos apanhados por essa perseguição.

A tribulação está muito próxima do cristão e muitas vezes o apanha em situações nas quais ele nem imaginaria ser apanhado. É uma arma que o diabo usa para tentar derrubar o cristão da sua fé.
O Senhor Jesus disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16.33).

(*) Texto retirado do livro “Estudos Bíblicos” do bispo Edir Macedo.

4 comentários:

  1. Bispo bom dia! Graças a "DEUS" pelas tribulações pois ela me tem aproximado mais de "DEUS" é ai que eu reconheço que sem o meu SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO não sou nada.

    ResponderExcluir
  2. BISPO BOA TARDE AGRADEÇO A DEUS POR SENHO ESTA FAZENDO ESTAS CARAVANAS POIS FOI NA PRIMEIRA CARAVANA AQUI EM JOÃO PESSOA NA PARAIBA DIA 14 DE JANEIRO QUE EU FUI, QUE ESTOU ATE HOJE QUE ESTOU COM JESUS E EU NÃO DEIXO ELE POR NADA OBRIGADA BISPO POR SR ESTA FAZENDO ISTO , ESTOU MUITO FELIZ, O SR É O MEU PAI DA FÉ QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO, E TODOS OS DIA EU ORO PELO SR, TA UM FORTE ABRANÇO.

    ResponderExcluir
  3. bispo agradeço a DEUS POR CADA TRIBULAÇÃO FUI ASSALTADA ROUBARAM METADE DO MEU UNIFORME MAS CONTINUAREI NA FE POIS A MINHA GLORIA VIRA!!!

    ResponderExcluir
  4. Passei por uma tribulação muito forte! Fui levantada a Obreira faz três meses e no segundo mês como Obreira passei por minha primeira tribulação. O diabo tentou de todas as formas colocar em minha mente que não tenho o Espírito Santo e que eu deveria falar com o Pr. Regional, da sede que congrego e o qual me colocou na Obra que eu estava enganada... Sofri muito muito mesmo! Clamei a Deus, mas Ele se fez em silêncio a todos os clamores que fiz... Fiquei desesperada e quase fiz o que o diabo queria.
    Mas um dia sentei em minha cama, pensei por um longo prazo de tempo... E lembrei... Os meu frutos não são frutos podres. Analisei a minha vida, a minha conduta... E vi que sempre ponho o meu Deus em primeiro lugar de tudo em minha vida! Todas as guerras, batalhas que venci e que sem o Espírito Santo eu não conseguiria, lembrei do meu primeiro encontro com o meu Deus e me maravilhei novamente! E eu disse não! Eu resisti ao diabo, eu o amarrei, o queimei, o repreendi em nome de Jesus e me voltei ao meu Deus com mais sede do que nunca! Então em minhas buscas de madrugada o Espírito Santo confirmou em mim... "Tudo o que você está passando é para o seu crescimento e preparação para ajudar aos que são débeis na fé, eu jamais deixaria você passar por uma situação que não irias vencer e te afastarias de Mim".

    ResponderExcluir

ShareThis